segunda-feira, 15 de março de 2010

Carta do Dia: 6 DE OUROS

     sixofpentacles_tarot of trees São muitas as vezes que caminho pelas ruas e não encontro mais determinados estabelecimentos comerciais que ali haviam. São livrarias, pequenos cafés, algumas lojas de roupas. Claro, os tempos estão difíceis e o comércio se ressente muito da falta de dinheiro circulante, dos altos impostos que são pagos, dos custos operacionais dignos de países considerados 1º Mundo.

     O que tenho notado é que a grande maioria desses estabelecimentos não são tão antigos e quando iniciaram suas atividades logo expandiram para outros bairros com filiais ou franquias. Em alguns casos são modismos, como a avalanche de lojas de produtos relacionados a iogurte. Noutras, um certo exagero no tamanho do estabelecimento, nas suas pretensões, como é o caso do mercado de livros e revistas. Tudo isso é bacana de se ver e usufruir, como cliente, e durante algum tempo parecem fazer muito sucesso, com as lojas sempre lotadas.

     Mas um belo dia, passamos em frente e lá, onde existia uma excelente livraria, temos hoje uma academia a preços bem populares. Onde antes havia aquele self service de massas, temos mais uma farmácia e a simpática e colorida lojinha de frozen iogurtes já apresenta sinais de decadência.

     Pois é, esse tipo de sucesso que não tem uma longa duração poderíamos relacionar à carta de hoje, o 6 de Ouros que, como quase todos os seis do tarot, está vinculado à idéia de vitória, de harmonia, de abundância porém com a possibilidade de ser passageira.

     Evidentemente vemos isso nesses programas voltados ao voyeurismo onde ilustres desconhecidos viram, por algumas semanas, assunto de conversas pouco elevadas e notícias de jornais sensacionalistas, para retornarem, quase em sua totalidade, ao esquecimento do grande público. Isso não significa que, por alguns breves instantes, algumas dessas pessoas possam obter algum proveito material desse tipo de exposição vulgar. As capas das revistas masculinas são a prova cabal disso. Alguns (raríssimos!) estabelecem carreiras artísticas convincentes. A grande maioria se beneficia, durante um breve período dos privilégios que essa divulgação lhes proporciona, fazendo contatos, assinando contratos, cobrando pela sua presença em eventos populares, animando camarotes e fornecendo farto material para scripts de programas de humor.

     O 6 de Ouros nos alerta exatamente para isso, para que aproveitemos, de maneira alegre, entusiasta, correta, sensata, equilibrada e harmoniosa, esse sucesso, essa glória, essa fartura que estamos vivendo, pois sua continuidade não é garantida. Numa leitura de tarot, se houver, por exemplo, um 5 de Ouros (veja o post de ontem, neste blog), pode significar falência, perda, ruptura num futuro próximo. Ao contrário, se a carta próxima for um 10 de Ouros, ou mesmo o Arcano XXI, o Mundo, há possibilidade de que esse sucesso seja de longa duração e tenha bases sólidas. De qualquer maneira, o 6 de Ouros é sempre uma promessa de um tempo melhor, de boa colheita, de fartura e de esperanças.  O que é preciso é saber utilizar esse período benéfico com sabedoria, sem deixar-se iludir pelo brilho, muitas vezes, efêmero do momento.

     Esta carta também nos leva a refletir sobre se o que estamos dispostos a dar de nós mesmos, em benefício dos outros, é o que eles necessitam ou o que nós queremos dar. Quando atingimos uma situação que nos permite colaborar mais intensamente com nossos semelhantes, seja na ajuda material, seja nos prontificando a ouví-los e procurar orientá-los da melhor maneira possível, será que o fazemos dentro daquilo que eles realmente precisam e que lhes vai ser útil, ou será que apenas doamos aquilo que “achamos” que eles deveriam ter, ouvir, saber, etc. Essa é uma das importantes questões levantadas na análise e meditação com o 6 de Ouros.

     Hoje, segunda-feira, com a Lua Nova em Peixes, associada a Mercúrio e Urano, estamos com a nossa intuição em alta e devemos aproveitar-nos disso, nela confiando para percebermos o que nos é deveras importante, quais as nossas metas de vida, quais os projetos com os quais mais nos identificamos, onde queremos, na verdade chegar. Isso identificado, resta-nos ficar atentos à nossa voz interior para sabermos como devemos agir, nos comportar, quais os caminhos a tomar para podermos realizar de maneira a mais estável possível os nossos sonhos.

     Lembre-se de caminhar um passo de cada vez, sempre atento a enxergar a verdade que há em tudo, sem deixar-se levar pela empolgação ou deixar-se seduzir pelas falsas aparências.  E, também muito importante é estar-se sempre consciente de que há um elemento espiritual em todas as formas de sucesso que deve ser constantemente cuidado e nutrido.

     Tenham todos um excelente e promissor início de semana!

Imagem: TAROT OF THE TREES

Um comentário:

  1. Caro Alex
    Numa tiragem para minha filha na resposta final surgiram o 6 de Moedas com Imperatriz, interpretei como: Ela trabalharia usando sua criatividade onde suas idéias encontrariam apoio e aceitação- (ela é estilista de moda). REalmente foi o que aconteceu.
    Seu blog e seus ensinamentos têm sido muito importantes para mim, o que agradeço.
    abraços,
    Léah
    Abraço grande.
    Léah

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!